sexta-feira, 19 de outubro de 2012


UNIVERSIDADE PAULISTA DE BRASÍLIA

 

Ana Lúcia Marçal

Mariana amaral

Ani aguia

Ariane

Karoline Leal

Lílian Linhares

 

 

 

 

 

 

período simples: Sujeito simples e Sujeito composto

 

 

 

 

 

 

 

 

brasília

2012

 

 

Ana Lúcia Marçal

Mariana amaral

Ani aguia

Ariane

Karoline Leal

Lílian Linhares

 

 

 

 

 

 

período simples: Sujeito simples e Sujeito composto

 

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) para obtenção de nota semestral em Letras – Português/Inglês apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Orientadora: Professora Nívia Lucca

 

 

BRASÍLIA

2012










SUMÁRIO

Conteúdo











 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação


 

Fazemos parte do grupo de número cinco de uma turma do curso de Letras da Universidade Paulista do campus de Brasília e o nosso blog tem objetivo de divulgar um trabalho feito dentro da disciplina de Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa e ensinar os sujeitos simples e composto para alunos do Ensino Médio e Fundamental através de um projeto sob orientação da professora Nívia Lucca.

O projeto também é formado por trabalhos desenvolvidos por outros grupos da mesma turma que são apresentados em outros blogs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução


 

Ao longo dos anos, pesquisadores da linguagem, ou seja, linguistas vêm desenvolvendo métodos científicos com objetivo de retratar de que não se pode separar o conhecimento morfológico do sintático.

            O Período Simples leva-nos ao aperfeiçoamento da competência linguística, bem como, a capacidade de análise, descrição e explicação do funcionamento morfossintático na língua. O primeiro tópico da estrutura da oração seria o estudo do sujeito, no qual mencionaremos de forma mais detalhada os sujeitos simples e composto.

 

Objetivo


 

            Tem-se por objetivo divulgar um projeto de melhoria de ensino a respeito dos sujeitos simples e compostos para estudantes de Ensino Fundamental e Médio através de um blog vinculado à disciplina de Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa.

 

Justificativa


             

            Possibilitar aos alunos condições favoráveis para subsidiá-los com temas complementares da língua portuguesa e de maneira geral apresentar ao aluno o nível sintático de organização das línguas naturais e as principais perspectivas teóricas de descrição de análise sintáticas e possibilitar o aluno à aquisição de um vocabulário suficientemente adequado para enriquecer, dominar e apropriar a própria língua portuguesa através de estudos sobre sujeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia


 

O Tema central da pesquisa é como ensinar sujeito simples e composto no Ensino Médio e Fundamental. Com base neste assunto o desenvolvimento do trabalho se deu a partir de uma pesquisa realizada nas quais se aprofundaram conhecimentos ópticos diferentes para análise da perspectiva abordada no Ensino Fundamental e Médio sobre como ensinar Morfossintaxe e como a mesma é aplicada no método de ensino atual nas escolas de diferentes classes sociais.

Utilizaram-se livros de autores distintos como Inês Sautchuk e Evanildo Bechara para a realização das pesquisas onde se desenvolveu um questionamento no ensino médio e fundamental que deixa clara a visão dos autores e explica como aplicar em sala de aula através de recursos como os vídeos, os livros, as gramáticas, slides de aula, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Período Simples


 

Segundo informações contidas em livros de Evanildo Bechara e Inês Sautchuk o período composto é formado por: Sujeito, Predicado, Verbo e Termos oracionais complementares (Objeto Direto, Objeto Indireto, Adjunto Adverbial, Agente da Passiva, Adjunto Adnominal, Predicativo do Sujeito, Predicativo do Objeto, Complemento Nominal, Aposto e Vocativo).

Como já foi mencionado, o foco deste estudo é o sujeito, especificamente os sujeitos simples e composto.

 

Sujeito


 

O sujeito é um sintagma nominal de natureza substantiva que comanda a flexão verbal e normalmente ocupa a primeira posição (padrão da ordem linear). É o termo não preposicionado da oração que pode ser substituído por um pronome reto ou por um demonstrativo neutro.

Para encontrar o sujeito em uma oração, basta transformá-lo numa pergunta e responder na ordem linear com o pronome reto.

Ex.: Chegaram as flores que comprei para minha esposa?

            Sim, elas chegaram.

 

Sujeito Simples


 

O Sujeito Simples (SS) tem apenas um núcleo substantivo e pode ser substituído por um único pronome reto. O núcleo substantivo, mesmo que esteja no plural, é único.

Ex.: Partiu hoje minha prima para Belém?

            Sim, ela partiu.

 

Sujeito Composto


 

O Sujeito Composto (SC) forma-se por dois sintagmas nominais, trocados por um único pronome. Há mais de um núcleo substantivo e tais núcleos podem vir no singular ou no plural.

Ex.: Sumiram ontem as moedas de prata e as moedas de bronze?

            Sim, elas sumiram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia


 


·         SAUTCHUK, Ines. Prática de Morfossintaxe. Barueri: Manole, 2004. Capítulos 4 e 5. p. 55-112.

 

·         BECHARA, Evanildo. Lições de português pela análise sintática. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 26-109.