UNIVERSIDADE
PAULISTA DE BRASÍLIA
Ana Lúcia
Marçal
Mariana
amaral
Ani aguia
Ariane
Karoline
Leal
Lílian
Linhares
período simples: Sujeito simples e
Sujeito composto
brasília
2012
Ana Lúcia
Marçal
Mariana
amaral
Ani aguia
Ariane
Karoline Leal
Lílian Linhares
período simples: Sujeito simples e
Sujeito composto
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) para
obtenção de nota semestral em Letras – Português/Inglês apresentado à
Universidade Paulista - UNIP
Orientadora: Professora Nívia Lucca
BRASÍLIA
2012
SUMÁRIO
Conteúdo
Apresentação
Fazemos
parte do grupo de número cinco de uma turma do curso de Letras da Universidade
Paulista do campus de Brasília e o nosso blog tem objetivo de divulgar um trabalho
feito dentro da disciplina de Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa e ensinar
os sujeitos simples e composto para alunos do Ensino Médio e Fundamental
através de um projeto sob orientação da professora Nívia Lucca.
O
projeto também é formado por trabalhos desenvolvidos por outros grupos da mesma
turma que são apresentados em outros blogs.
Introdução
Ao
longo dos anos, pesquisadores da linguagem, ou seja, linguistas vêm
desenvolvendo métodos científicos com objetivo de retratar de que não se pode
separar o conhecimento morfológico do sintático.
O Período Simples leva-nos ao aperfeiçoamento da
competência linguística, bem como, a capacidade de análise, descrição e explicação
do funcionamento morfossintático na língua. O primeiro tópico da estrutura da
oração seria o estudo do sujeito, no qual mencionaremos de forma mais detalhada
os sujeitos simples e composto.
Objetivo
Tem-se por objetivo divulgar um projeto de melhoria de
ensino a respeito dos sujeitos simples e compostos para estudantes de Ensino
Fundamental e Médio através de um blog vinculado à disciplina de Morfossintaxe
Aplicada da Língua Portuguesa.
Justificativa
Possibilitar aos alunos condições favoráveis para
subsidiá-los com temas complementares da língua portuguesa e de maneira geral
apresentar ao aluno o nível sintático de organização das línguas naturais e as
principais perspectivas teóricas de descrição de análise sintáticas e
possibilitar o aluno à aquisição de um vocabulário suficientemente adequado
para enriquecer, dominar e apropriar a própria língua portuguesa através de
estudos sobre sujeito.
Metodologia
O
Tema central da pesquisa é como ensinar sujeito simples e composto no Ensino
Médio e Fundamental. Com base neste assunto o desenvolvimento do trabalho se
deu a partir de uma pesquisa realizada nas quais se aprofundaram conhecimentos
ópticos diferentes para análise da perspectiva abordada no Ensino Fundamental e
Médio sobre como ensinar Morfossintaxe e como a mesma é aplicada no método de
ensino atual nas escolas de diferentes classes sociais.
Utilizaram-se
livros de autores distintos como Inês Sautchuk e Evanildo Bechara para a
realização das pesquisas onde se desenvolveu um questionamento no ensino médio
e fundamental que deixa clara a visão dos autores e explica como aplicar em
sala de aula através de recursos como os vídeos, os livros, as gramáticas,
slides de aula, entre outros.
Período Simples
Segundo
informações contidas em livros de Evanildo Bechara e Inês Sautchuk o período
composto é formado por: Sujeito, Predicado, Verbo e Termos oracionais
complementares (Objeto Direto, Objeto Indireto, Adjunto Adverbial, Agente da Passiva,
Adjunto Adnominal, Predicativo do Sujeito, Predicativo do Objeto, Complemento
Nominal, Aposto e Vocativo).
Como
já foi mencionado, o foco deste estudo é o sujeito, especificamente os sujeitos
simples e composto.
Sujeito
O
sujeito é um sintagma nominal de natureza substantiva que comanda a flexão
verbal e normalmente ocupa a primeira posição (padrão da ordem linear). É o
termo não preposicionado da oração que pode ser substituído por um pronome reto
ou por um demonstrativo neutro.
Para
encontrar o sujeito em uma oração, basta transformá-lo numa pergunta e
responder na ordem linear com o pronome reto.
Ex.:
Chegaram as flores que comprei para
minha esposa?
Sim, elas chegaram.
Sujeito Simples
O
Sujeito Simples (SS) tem apenas um núcleo substantivo e pode ser substituído
por um único pronome reto. O núcleo substantivo, mesmo que esteja no plural, é
único.
Ex.:
Partiu hoje minha prima para Belém?
Sim, ela partiu.
Sujeito Composto
O
Sujeito Composto (SC) forma-se por dois sintagmas nominais, trocados por um
único pronome. Há mais de um núcleo substantivo e tais núcleos podem vir no
singular ou no plural.
Ex.:
Sumiram ontem as moedas de prata e as moedas de bronze?
Sim, elas sumiram.
Bibliografia
·
SAUTCHUK, Ines. Prática de Morfossintaxe. Barueri: Manole, 2004. Capítulos 4 e 5.
p. 55-112.
·
BECHARA, Evanildo. Lições de português pela análise sintática. Rio de Janeiro:
Lucerna, 2005. p. 26-109.